domingo, outubro 10, 2010

Semana de Tendências by FB.

Fashionites, como anunciado nos três posts anteriores começa hoje a Semana de Tendências by FB. Serão posts sobre as tendências do inverno que ficaram para o verão e novas tendências. Devido ao feriado, essa semana não terei aula pois emendou segunda por causa do dia das crianças e o restante da semana será de saco cheio, ou seja, só irei trabalhar então conseguirei fazer dois posts diários. 

Para começar, nada melhor que contar como realmente tudo começou.


A moda dos anos XX, já estava livre dos espartilhos do século XIX; as saias já mostram mais as pernas. Na boca a tendência era o batom, a boca era carmim em forma de coração. A maquiagem era forte nos olhos, as sobrancelhas eram totalmente tiradas e o risco pintado a lápis, a moda era ter a pele branca.
Já nos anos 30, redescobriram a forma do corpo da mulher através de uma elegância refinada, sem grandes ousadias. As saias eram longas, os vestidos passaram a ser justos e ter cortes retos, além de possuírem uma capa ou bolero. Os cabelos começaram a crescer. As costas femininas viraram o novo foco de atenção, descobriram a vida ao ar livre, o esporte, os banhos de sol. O shorts surgiu a partir do uso da bicicleta, o acessório eram os óculos escuros, nasceu o sutiã e os seios voltaram a ter forma.
Nos anos 40, a Segunda Guerra Mundial já tinha começado na Europa, a silhueta no estilo militar continuou até o final da guerra. O corte era reto e masculino, as jaquetas e abrigos tinham ombros acolchoados angulosos e cinturões e as saias eram mais curtas com pregas finas ou franzidas. As calças compridas se tornaram práticas, as meias finas desapareceram porque o náilon e a seda estavam em falta e assim foram trocadas pelas meias soquete.
Com o fim da guerra e do racionamento de tecidos, os anos 50 a mulher se tornou mais fina e glamurosa. A cintura era bem mrcada, e os sapatos de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos como peles e jóias. A maquiagem estava na moda, e valorizava o olhar, o que levou um verdadeiro arsenal de produtos para os olhos, composto por sombras, rímel, lápis para os olhos e sobrancelhas, além do delineador, indispensável; era a explosão dos cosméticos. Era também a vez das tintas de cabelos, que passou a fazer parte de todas as mulheres.
Os anos 60, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, influenciados pelas idéias de liberdade da chamada geração beat. Nesse cenário, a transformação da moda iria ser radical. Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento.

Desde então, surgiram novas tendências, novos estilistas, novas propostas, novas marcas. A feminilidade nunca mais saiu de moda, e tudo que hoje é moda, amanhã pode não ser mais, mas espere que a moda é feita de um constante vai e vem.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails